Você já viu por aqui alguns retratos e autorretratos pintados em sala de aula pelas crianças como resultado das atividades de “Arteteca – Lendo Imagens”. Agora vamos mostrar histórias criadas por elas a partir da observação de obras de arte e monumentos históricos (que não deixam de ser também obras de arte), e cartas que elas escreveram para o próprio corpo!

Crianças de Itapevi (SP) e São Paulo (SP) observaram imagens de obras como O passeio, de Marc Chagall, e O jardim das delícias terrenas, de Hyeronimus Bosch. Elas usaram a imaginação para pensar em diferentes possibilidades sobre as cenas, as expressões das pessoas retratadas, os diferentes elementos que os artistas usaram…

Outra atividade foi observar imagens de monumentos históricos famosos, como o Coliseu, na Itália, a Pirâmide dos Nichos em El Tajin, no México, e o Taj Mahal, na Índia. Depois de olhar bem as figuras, as crianças criaram enredos que tivesse como cenário esses lugares.

As histórias ficaram ótimas! Veja aqui.

Outra atividade feita com base nos materiais didáticos de Arteteca foi baseada na obra Narciso, de Michelangelo Caravaggio. As crianças foram convidadas a escrever cartas para seu próprio corpo, contando o que elas sentem quando se veem pelo espelho.

Trouxemos alguns exemplos para mostrar como ficaram as cartas!

Aline Aparecida

Douglas Souza

Gabrielle Bachetta

Isabella de Alencar

Júlia Oliveira

Larissa Oliveira

Lucas Silva

Mariana da Silva

Maryana dos Santos

Victor Silveira

Victória de Assis